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Retorno sobre investimento: O que é e como calcular

Uma das principais métricas para mensurar a efetividade de uma campanha de Marketing Digital é ROI, ou simplesmente, retorno sobre investimento. Esse indicador é comum para avaliação de investimentos para projetos em todas as esferas, inclusive em campanhas publicitárias.

ROI por definição é um indicador que permite saber quanto de dinheiro uma empresa ganha ou perde em algum investimento. Para fazer o cálculo precisamos saber o total de custos e de receitas obtidas.




Observando a aplicabilidade dessa análise em um cenário de marketing digital, vamos calcular o ROI para o seguinte exemplo:

Um médico decidiu investir em Marketing Digital por um mês para alavancar o número de consultas, que custam R$150,00 por atendimento. Vamos analisar o ROI dessa campanha.

Suponha que os custos foram:

· Design Gráfico – R$400,00

· Anúncios em redes sociais – R$200,00

· Google Ads – R$400,00

· Totalizando R$1000,00 em custos.

Suponha também que durante o período da campanha ele conseguiu 20 novos atendimentos, logo a receita será 20*R$150,00(valor por consulta), totalizando R$3000,00.


Para o cálculo do ROI devemos aplicar esses valores na formula: ROI = (receita – custos)/custos.


Substituindo os valores temos: ROI = (3000-1000)/1000 ; Logo ROI = 2.

Ou seja, isso significa que o retorno foi duas vezes maior que o investimento. Viu como é simples? Esse indicador traz uma visão necessária sobre os impactos dos investimentos, seja em Marketing Digital ou em quaisquer outros empreendimentos. Lembre sempre, que para o cálculo assertivo os valores de receitas e de custos devem ser os mais fieis possíveis.


Por Gabriel Santana, Consultor e Responsável de Mídias.


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