Buscar
  • Bull Consultoria

Tenho uma DICA! Defina objetivos alcançáveis

Final de ano chegando e quando paramos para analisar as metas do ano que finda por vezes nos frustramos por não ter conseguido cumprir o planejado.


Nada mais desestimulante que "nadar, nadar e morrer na praia", não é mesmo?


Ter sonhos grandes, pensar grande, vislumbrar o sucesso é excelente. Mas para chegar até lá é preciso construir degrau a degrau. Requer esforço, disciplina, dedicação... são pequenas conquistas diárias.


É frustrante trabalhar um mês inteiro e no final não ter resultado nenhum. Por isso é muito importante colocar metas reais, alcançáveis. Faz parte da autoestima, do incentivo e prepara para assumir metas ainda maiores. Estinga a querer sempre subir mais um degrau.


E como não repetir os mesmo erros?


Tenha metas, mas tenha poucas metas. Metas são imprescindíveis para nortear o caminho. Porém muitas delas nos requer muita energia e não nos permite chegar ao fim. Tenha duas ou três metas, coloque seu foco em realiza-las.


Tente começar por algo bem simples. Concretizar metas faz bem para a autoestima e serve de estímulo para prosseguir. Realizando algo simples nos fará alcançar algo mais complexo e difícil. Para isso alinhe expectativa com realidade dia após dia, até conseguir ter a medida exata para o que você quer alcançar a longo prazo.


Estabeleça prazos. Curto prazo pode trazer melhorias à rotina de trabalho, porém analise seu projeto e crie um plano de ação. Se houver metas grandes, divida-a em pequenos marcos. É importante valorizar as pequenas vitórias para chegar as grandes.


Metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Seja claro, coloque números a alcançar, seja real, defina aquilo que é importante para o crescimento da empresa e tenha um prazo para essa meta. Caso não alcance a meta no prazo estimado recalcule a rota ou mesmo repense na importância dessa meta. Mas não abandone o barco sem avaliar se ela lhe fará chegar a seu objetivo.


Então, acompanhe suas metas e avalie sempre se ela está te levando ao outro lado da praia. Foco, força e seguir sempre.


- Texto: Rachel Vasconcelos



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo