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Três passos importantes para montar um E-commerce de sucesso!


Montar uma loja virtual requer um planejamento. Alguns empreendedores acreditam que um E-commerce é um projeto que não necessita de um gerenciamento profissional e que ao entrar na internet irão conseguir vender seus produtos ou serviços sem muitos esforços.

A realidade mostra que os negócios online podem ser o começo de uma grande empresa, mas se faz necessário uma gestão eficaz para que as vendas venham a prosperar.

De acordo com Denise Guichard, analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE estamos fechando mais empresa do que abrindo no Brasil. “É o quarto ano seguido de saldo negativo, mas é um negativo cada vez menor. Em 2016, a queda era de 70 mil”, ressaltou Denise Guichard, analista do IBGE.

Então é necessário atentar para alguns pontos antes de iniciar seu negócio.


Confira alguns passos importantes para abrir uma loja virtual:

A venda do seu produto ou serviço será realizada através de qual Canal? Você pode optar por vários canais: Loja virtual, Whatsapp, Redes Sociais, Delivery... Contudo, a definição do canal é muito importante para o fechamento da venda. Por exemplo, parvendas de produtos, em sua maioria, o ideal é um E-commerce que permita que o cliente finalize a compra de imediato através de um site que ofereça uma melhor experiência e facilidade para o usuário. Portanto, a definição de qual plataforma irá ser construída essa loja e qual equipe técnica lhe trará suporte durante toda operação é crucial. Uma vez que sua loja, como qualquer empresa, terá que ter melhorias e ajustes para permanecer rodando.


A precificação do seu produto ou serviço é um dos pontos necessários para verificar a viabilidade do negócio. É necessário realizar uma pesquisa de mercado para ter parâmetros de preços. Lembrando sempre que a pesquisa deve acontecer em todos os perfis importantes seja loja física ou virtual. Deve ser avaliado as características da compra, em uma loja física o consumidor recebe de imediato o produto ou serviço, tem que se deslocar para efetivar a compra e consegue avaliar a qualidade de imediato (tocar no produto ou avaliar o serviço). Já no online, temos características de vendas diferentes das mencionadas. Todos esses pontos devem ser avaliados na composição do preço. Depois dessa avaliação iremos precificar através da margem que o produto permite juntamente com esses fatores analisados.

É necessário também a análise de custos que poderão ser inclusos, ou não, no preço. Como o custo de frete, devolução do produto, fraudes, dentre outros.

A definição da margem permitirá verificar o quanto a empresa terá para custear o custo fixo e obter o lucro necessário para se tornar viável.


Realizar a estimativa de faturamento do negócio lhe trará uma meta e uma perspectiva de venda. É necessário realizar a previsão de vendas para ter uma previsibilidade do faturamento da empresa e abater os custos fixos e variáveis a fim de ter o lucro da empresa. Ao avaliar o possível faturamento ou o faturamento necessário para custear a empresa, você terá mais possibilidade de estimar a viabilidade do negócio. Se a previsão de faturamento necessário for muito superior à média de venda do produto ou serviço no mercado, já se sabe que será crucial elevar os preços ou alterar os custos. Caso a previsibilidade de faturamento necessário for a média de venda de mercado, já aumenta a perspectiva de sucesso do negócio.

A previsibilidade de faturamento permite que a empresa não inicie no escuro e sem metas pré-definidas.


Podemos auxiliar você a realizar seu Sonho!


Por Samara Barreto, Consultora em Negócios na Bull Consultoria


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